Vetor Zero

Vetor Zero

Nike "Assuma o Exótico"


Em 2006 a divisão Fitness da Nike encomendou à Vetor Zero / Lobo um filme para ser exibido em suas lojas, como parte da campanha “Embrace”. O conceito principal era “Assuma o Exotismo”, e o material de inspiração que nos foi fornecido baseava-se em gravuras e mitos chineses. Nós gostamos particularmente da história do Dragão e da Fenghuang, também conhecida como Fênix Chinesa, que simbolizam pares de princípios aparentemente opostos como masculino/feminino, quente/frio, yin/yang etc.; e a maneira como eles se conectam a fim de alcançar o equilíbrio representado pelo Tajitu, o símbolo gráfico do Taoísmo.

Uma vez que a própria natureza do Yin-Yang é cíclica, decidimos basear nossa animação em movimentos circulares, por fim criando um sistema virtual composto por discos e diafragmas que funcionavam como suporte para os personagens e faziam avançar a animação, de um modo mecânico que remete a aparelhos da pré-história do cinema.

Diretores Criativos
Mateus de Paula Santos, Carlos Bêla
Diretor de Produção
Loic François Marie Dubois
Produtor
João Tenório
Design e Animação
Carlos Bêla, Raquel Falkenbach