Stills & Concepts
X
Descrição
Este filme anuncia o novo catálogo da Ikea para 2011. A narração consiste em um jovem casal conversando enquanto folheia o catálogo, escolhendo os móveis para seu novo quarto e trocando ideias sobre sua decoração. Enquanto isso a animação, composta por fotos recortadas de diferente estilos de mobília acompanha seus pensamentos, mudando de um tipo de cama, guarda-roupas, estante etc. para outro, à medida em que homem e mulher ouvem as sugestões um do outro.

Nós escolhemos a técnica de animação stop-motion, baseada em papel, a fim de corresponder à natureza tangível do catálogo, assim como ao clima aconchegante e intimista sugerido pelo roteiro. Nós partimos de uma única fotografia de um quarto mobiliado, fornecida pelo cliente; o primeiro passo foi recortar digitalmente cada móvel e reconstruir o cenário restante, a fim de obtermos uma foto de um quarto vazio como base.

Uma vez que a foto original só nos forneceu um conjunto de móveis, tivemos de modelar outras variações em 3D, assegurando-nos de que elas se adequassem à iluminação e perspectiva do primeiro conjunto. Todo esse material foi impresso e recortado de modo rústico, e diversas pilhas de fotos foram reunidas dentro de um softbox: uma pilha para a cama, outra para a poltrona, e assim por diante. O processo de animação consistiu nas camadas superiores das pilhas sendo gradualmente dobradas, enroladas e descoladas, revelando a camada de baixo, enquanto o procedimento era fotografado com uma câmera tabletop. Esta etapa da operação foi conduzida com o auxílio de Dragon, um poderoso programa de stop-moption.

Assim que concluímos a produção das transformações animadas dos móveis, levamos todo o material para um projeto de After Effects. O primeiro procedimento então foi inverter as seqüências de stop-motion, de modo que as fotos parecessem se desenrolar umas sobre as outras. Posicionamos todos os elementos de acordo com sua localização na foto original do quarto, e deslocamos um em relação ao outro ligeiramente ao longo do eixo de profundidade, a fim de que quando animamos a câmera virtual à frente do cenário obtivéssemos um interessante efeito de paralaxe.
Stills & Concept Art
Créditos
+
X
Diretor Criativo
Mateus de Paula Santos
Diretor de Animação
Rodrigo Ribeiro
Diretor de Produção
Loic François Marie Dubois
Stop Motion
Fabiana Fukui, Rafael Martinelli
3D Team
Guga Certain, Gustavo Rangel
Manipulação de Foto
Sergio Ricardo Faria, Danilo Atanazio