Stills & Concepts
X
Descrição
Em 2005 a Coca-Cola lançou um projeto intitulado “Magnificent 5”, ou simplesmente M5, convidando cinco estúdios de design de cinco continentes a criar “visões de otimismo”. Cada um dos estúdios, Caviar (Japão), The Designers Republic (Inglaterra), MK12 (EUA), Rex & Tennant McKay (África do Sul) e nós, da Lobo, foi incumbido de criar o design de uma garrafa de Coca-Cola feita em alumínio e um curta-metragem acompanhando uma música de um grupo em ascensão. Nós recebemos a música “You Gotta Hold On”, da banda Flaming Lips, e partimos para a concepção de um roteiro inspirado por ela. Não foi uma tarefa fácil, uma vez que a Coca-Cola nos concedeu liberdade total pra criarmos todos os aspectos do projeto, da história à direção visual – um dos aspectos mais intimidantes e ao mesmo tempo mais atraentes do trabalho.

Nós queríamos contar uma história de otimismo que não ignorasse o lado sombrio da realidade, que mostrasse que a esperança pode surgir em meio a situações desanimadoras. Por fim nós chegamos a um argumento no qual criaturas feitas de sucata se unem e, através de cooperação e solidariedade, conseguem melhorar suas condições de vida e espalhar cor por todo ambiente cinzento onde vivem.

Foi como uma conclusão lógica dessa ideia que escolhemos a técnica de animação em stop-motion para dar vida a essa história. O primeiro passo foi vasculhar feiras de artigos usados e ferros-velhos em busca de brinquedos velhos, eletrodomésticos avariados e tudo mais que possuísse peças interessantes. De volta ao estúdio, começamos a brincar e combinar esses achados a fim de criar os personagens de nosso filme, produzindo mais de uma dúzia de criaturas diferentes. A partir daí ficou a cargo da equipe de stop-motion montar bonecos articulados a partir desses modelos, às vezes utilizando as próprias peças de sucata, em outros casos modelando substitutos mais viáveis utilizando materiais mais leves.

O material de stop-motion foi fotografado em chroma-key, e os takes foram compostos em After Effects com cenários criados digitalmente, com texturas e padrões retirados de fotos das ruas da cidade de São Paulo.
Stills & Concept Art
Créditos
+
X
Diretor Criativo
Mateus de Paula Santos
Diretor de Produção
Loic François Marie Dubois
Produtor
João Tenório
Design/Animação
Carlos Bêla, Raquel Falkenbach, Diogo Kalil, Roger Marmo
Argumento
Michael Arms, Guilherme Marcondes, João Tenório
Storyboard
Cadu Macedo
Edição
João Tenório, Carlos Bêla
Flame
Daniel Mattos
Sound Effects
Paulo Beto
Animador Stop Motion
Michael Arms
Assistente de Animação
Marcelo A M Pereira
Construção de Bonecos
Gustavo de Magalhães
Técnica
Iara Furuse Abigalil
Produtora
Ana Paula Garroux
Diretor de Fotografia
Paulo De Tarso