Vetor Zero

Vetor Zero

Eisenbahn "Beleza do Processo"


Conheça o making of deste projeto na
seção Stills & Concept Art abaixo.

 

A Suno Creators e a Vetor Zero se unem para mais uma vez trazer a magia da animação stop motion ao universo da cerveja Eisenbahn.

 

Refletindo o espírito artesanal da companhia, o filme “Beleza Do Processo” foi dirigido por Gabriel Nóbrega e totalmente produzido à mão, combinando live action, efeitos práticos e animação quadro-a-quadro. Nele acompanhamos a viagem de uma locomotiva a vapor em miniatura, símbolo da marca, por uma versão lúdica da cervejaria, carregando o lúpulo, o trigo e a cevada que se transformarão em uma saborosa Eisenbahn Pilsen ao final.

 

O trem alterna sequências de movimento captado em tempo real e outras em que foi animado em stop motion – algumas das quais levaram até 12 horas para serem gravadas. Os faróis da locomotiva precisavam ficar ligados por horas a fio e sem variação de luminosidade, o que exigiu vários testes com diversos modelos de LEDs e baterias e o máximo aproveitamento do espaço interno do modelo, que mede 15 cm de comprimento por 7,5 cm de altura.

 

Durante o trajeto a estrada de ferro se torna uma verdadeira montanha russa, com elevações e quedas de tirar o fôlego, passando inclusive por um túnel em meio a um turbilhão de cerveja. Todo esse cenário foi construído meticulosamente em estúdio, como uma grande maquete em escala 1:55. Cada detalhe foi cuidadosamente montado e posicionado à mão, inclusive os ramos de trigo: foram utilizadas 18.000 unidades em 4 tamanhos diferentes. Cada ramo foi fixado manualmente no cenário, cobrindo aproximadamente 5,8 metros quadrados.

 

Na construção da montanha russa foram utilizados cerca de 150 metros de barras metálicas e 200 metros de varetas de madeira. Os trilhos foram feitos de MDF cortado a laser, com cerca de 800 dormentes de madeira escura dos quais 250 continham ímãs de neodímio embutidos para controle de movimento do trem nos trechos de descida.

 

Para filmar a cena do tubo d’água por onde o trem passa foi construído um enorme aparato com aproximadamente 5 metros de comprimento, que necessitava de 4 pessoas operando. A câmera subia por um trilho a 45 graus do solo e um eixo fazia com que ela girasse, enquanto bombas d’água impulsionavam centenas de litros para dentro do dispositivo.

 

Por conta da pandemia foram tomadas uma série de medidas para reduzir as chances de contágio entre a equipe de produção. O período de pré-produção foi estendido para que cada  equipe pudesse concluir sua etapa antes que o time seguinte passasse a frequentar o estúdio. Esses grupos eram compostos por pessoas da mesma família, a fim de evitar o contato delas com terceiros. E todos os dias o estúdio e objetos eram higienizados para a manhã seguinte.

 

 

Diretor
Gabriel Nobrega
Cliente
Eisenbahn
Produção Executiva
Francisco Puech Leão
Alberto Lopes
Sérgio Salles
Assistente de Direção
Beto Maldonado
Diretor de Fotografia
Lucas Andres Barreto
Diretor de Arte
Marcos Gardonyi Carvalheiro
Atendimento
Thaís Lopes
Márcia Guimarães
Producers
Eduardo Silva
Ricardo Vaz
Coordenação de Pós
Clara Morelli
Rosangela Gomes
Coord. Equipe: Stop Motion / Miniaturas
Bianca Viani
Animação
Gabriel Nóbrega
Direção de Arte / Set Design: Stop Motion/Miniaturas
Fabiana Fukui
Borys Duque
Assistente de Arte
Michelle Chuang
Ani Valentim
Pedro Pinho
Projeto Montanha Russa Miniatura
Carmem Guerra
Miniatura do Trem
Leonardo Muela
Ricardo Argenton
Rigs: Stop Motion/Miniatura
Leonardo Muela
Ricardo Argenton
Nidin Sanches
Arte: Stop Motion/Miniaturas
Fabiana Fukui
Borys Duque
Lua Nucci
Assist. Animação e Motion control | Making Of
Nidin Sanches  
Assist de Produção Executiva
Marcelo Abrahão Jacob
Técnico de Efeitos Especiais Práticos
Shiyozi Izuno Filho
Julio Aires Sobrinho
Cenotécnico
Aldacir Alberto Leonarchik
Operador de Camera
Renato da Silva Fonseca Leitão
Produção de Objeto
Ana Paula Cordeiro Braga
Figurinista
Juliana Freire Prysthon
Aderecista
Ana Lúcia Valentim
Maquiador
Ronaldo da Cunha Teixeira
Eletricista Chefe
José Antonio Taffe
Maquinista Chefe
Daniel Francisco dos Santos
Assist. de Coordenação de Pós
Bruna Boretto
Animatic
Marcos Samia
Márcio Nicolosi
Montagem
Eduardo Silva
Coordenação 3D
Marcos Samia
Modelagem
Marcos Smirkoff
Guto Sposito
Textura
Felipe Ferreira
Render
Felipe Ferreira
Marcos Samia
Simulação
Gabriel Reid
Lucas Stringhetti
Cor
Leticia Blanco
Head de Composição
Leandro Pena
Composição
Carlos Campos
Nara Andrade
Rodrigo Silva
Leonardo Augusto da Silva
Rotoscopia
Diego Ruiz
Gassan Abduni
Produtora de Som
DaHouse Audio