Refletindo o espírito artesanal da companhia, o filme “Beleza Do Processo” foi dirigido por Gabriel Nóbrega e totalmente produzido à mão, combinando live action, efeitos práticos e animação quadro-a-quadro. Nele acompanhamos a viagem de uma locomotiva a vapor em miniatura, símbolo da marca, por uma versão lúdica da cervejaria, carregando o lúpulo, o trigo e a cevada que se transformarão em uma saborosa Eisenbahn Pilsen ao final.
O trem alterna sequências de movimento captado em tempo real e outras em que foi animado em stop motion – algumas das quais levaram até 12 horas para serem gravadas. Os faróis da locomotiva precisavam ficar ligados por horas a fio e sem variação de luminosidade, o que exigiu vários testes com diversos modelos de LEDs e baterias e o máximo aproveitamento do espaço interno do modelo, que mede 15 cm de comprimento por 7,5 cm de altura.
Durante o trajeto a estrada de ferro se torna uma verdadeira montanha russa, com elevações e quedas de tirar o fôlego, passando inclusive por um túnel em meio a um turbilhão de cerveja. Todo esse cenário foi construído meticulosamente em estúdio, como uma grande maquete em escala 1:55. Cada detalhe foi cuidadosamente montado e posicionado à mão, inclusive os ramos de trigo: foram utilizadas 18.000 unidades em 4 tamanhos diferentes. Cada ramo foi fixado manualmente no cenário, cobrindo aproximadamente 5,8 metros quadrados.
Na construção da montanha russa foram utilizados cerca de 150 metros de barras metálicas e 200 metros de varetas de madeira. Os trilhos foram feitos de MDF cortado a laser, com cerca de 800 dormentes de madeira escura dos quais 250 continham ímãs de neodímio embutidos para controle de movimento do trem nos trechos de descida.
Para filmar a cena do tubo d’água por onde o trem passa foi construído um enorme aparato com aproximadamente 5 metros de comprimento, que necessitava de 4 pessoas operando. A câmera subia por um trilho a 45 graus do solo e um eixo fazia com que ela girasse, enquanto bombas d’água impulsionavam centenas de litros para dentro do dispositivo.
Por conta da pandemia foram tomadas uma série de medidas para reduzir as chances de contágio entre a equipe de produção. O período de pré-produção foi estendido para que cada equipe pudesse concluir sua etapa antes que o time seguinte passasse a frequentar o estúdio. Esses grupos eram compostos por pessoas da mesma família, a fim de evitar o contato delas com terceiros. E todos os dias o estúdio e objetos eram higienizados para a manhã seguinte.