Até meados dos anos 1930 o rio Pinheiros era uma das principais áreas de lazer do paulistano, onde os moradores costumavam nadar, pescar, passear de barco e disputar corridas de remo. Hoje em dia, apesar de cruzar as regiões mais nobres da cidade e ser margeado por grandes empresas multinacionais, além de linhas de trem e avenidas que transportam milhares de pessoas diariamente, o rio se tornou um verdadeiro esgoto a céu aberto.
Após sucessivos governos terem anunciado projetos de despoluição que se mostraram ineficazes, um grupo de publicitários decidiu lançar uma campanha batizada de #VoltaPinheiros. A ideia é chamar a atenção da sociedade, da iniciativa privada e do poder público, para em seguida elaborar um plano que consiga recuperar a saúde das águas.
Para ajudar a divulgar a iniciativa a Vetor Zero foi convidada a executar um filme de animação de 90 segundos. Produzido quase que inteiramente com materiais recicláveis e animado à mão em tempo real, o filme retrata o verdadeiro ataque aos sentidos – principalmente ao olfato – que a atual situação do rio Pinheiros comete contra os cidadãos que circulam por seu entorno. O tom bem-humorado da música-tema e o visual colorido da animação não escondem a gravidade do tema, pelo contrário: essa aparente leveza realça ainda mais o absurdo da situação, além facilitar o alcance da mensagem para o maior público possível.