Fundada em 2002, a cervejaria Eisenbahn é uma das marcas responsáveis por apresentar diferentes estilos de cerveja ao público brasileiro, que até recentemente só conhecia o tipo Pilsen. A nova campanha desenvolvida pela Suno Creators almeja expandir o alcance da marca para uma clientela mais ampla, apresentando suas quatro variedades de uma forma didática e lúdica.
A peça principal da campanha é um filme produzido pela Vetor Zero, dirigido por Mateus de Paula Santos, Nando Cohen e o duo Alton. Ele mostra o ícone da marca, uma locomotiva (“eisenbahn” quer dizer “estrada de ferro” em alemão), saltando do rótulo de uma garrafa e levando o espectador em uma viagem por seus estilos: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e American IPA.
Seguindo o espírito artesanal que permanece na base da filosofia da marca, o filme foi produzido com uma combinação de live action e uma variedade de técnicas de animação, como stop motion e pixilation. O processo incluiu a construção de um bar inteiro em estúdio, a impressão em papelão de todos os quadros de sequências de animação, e outras façanhas práticas.
A trilha sonora é “The Passenger”, clássico de Iggy Pop, que se adequa perfeitamente ao tom do filme não só por sua letra mas também por ter sido escrita durante uma viagem de trem por Berlim no final dos anos 70.