Vetor Zero

Vetor Zero

Hospital Le Forte "Vida em Primeiro Lugar"


O Hospital Leforte é o hospital oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que ocorre no Autódromo de Interlagos. A instituição é responsável pela retaguarda médico-hospitalar oferecida aos pilotos e suas equipes durante o evento.

 

Para reforçar essa ligação com o automobilismo a McCann Health e a Vetor Zero criaram para o Leforte um filme que relembra um momento marcante da história da Fórmula 1, ocorrido há quase 27 anos. Durante os treinos para o GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto francês Érik Comas sofreu uma colisão monumental na curva Blanchimont, perdendo a consciência com o impacto. O primeiro corredor a se aproximar da cena foi o brasileiro Ayrton Senna, que contrariou todos os protocolos de segurança da F1 ao descer de seu carro e correr em auxílio de seu colega. Senna desligou o motor da Ligier de Comas, evitando uma provável explosão, e segurou a cabeça do piloto desacordado em uma posição estável até a chegada da equipe de resgate.

 

O filme inova ao contar essa história de coragem e heroísmo sob o ponto de vista da própria pista de Spa-Francorchamps, incluindo a narração. Toda a ação é mostrada de baixo, como se a câmera estivesse posicionada sob um chão semi-transparente. Após uma introdução que combina filmagem com animação stop motion, o restante da peça une animação 3D, motion graphics e animação 2D tradicional para mostrar essa sequência de eventos dramáticos de forma elegante, artística e sutil.