Gabriel Nóbrega

Ciclope Festival

Abertura 2012

A Vetor Zero criou um filme de 1 minuto e meio para a abertura do Ciclope Festival 2012, evento internacional que premiará produções publicitárias entre os dias 5 e 8 de Novembro na Argentina.

Dirigida por Gabriel Nóbrega (que também compôs a trilha sonora), a peça se passa em um rico ecossistema subaquático povoado por flora e fauna feitos totalmente de objetos inanimados, como penas, bexigas de festa e pelúcias. A equipe de produção passou em torno de um mês pesquisando esses materiais, mergulhando todo tipo de objeto na água para eleger quais produziam resultados mais interessantes. Com eles foram construídas as mais diversas criaturas: peixes, anêmonas, corais, águas-vivas etc. Todos esses elementos foram animados à mão, através de fios de nylon e hastes de vidro, dentro de um aquário de 2 metros cúbicos, enquanto mangueiras ocultas movimentavam a água, simulando correntes. As imagens foram captadas ao longo de 4 dias com câmeras 5D e Iconix à prova d'água, gerando duas horas de material bruto.

O resultado é um filme poético e intrigante, que ilustra de modo imaginativo um dos pilares da criatividade humana: a associação livre, muitas vezes inesperada, entre objetos e ideias, que ganham vida e ao final se unem para formar uma grande ideia.

Créditos

Produtores Executivos
Alberto Lopes
Sérgio Salles
Produção Executiva (Live)
André Rosa
Coordenação
Patrizia Fanganiello
Design
Bruna Imai
Direção de cenografia e Adereços
Fabiana Fukui
Assistência de Adereços
Carmem Guerra
Fotografia
Beto Hacker
Sound Design
Gabriel Nobrega